terça-feira, 29 de novembro de 2011

Revolução no Mundo dos Cosméticos

 

O que é isso?
É uma tecnologia que permite fragmentar uma molécula de uma substância ativa ao menor tamanho possível, que é o nanômetro, o que torna sua penetração em qualquer tecido muito mais fácil.
É uma aliada poderosa no desenvolvimento da nova geração de cosméticos e já é possível encontrar produtos no mercado fabricados com esta tecnologia.
Depois da descoberta do cientista americano Peter Agre que lhe valeu o Prêmio Nobel de Química em 2003, envelhecer JOVEM está cada vez mais próximo de todos nós.
Em março de 2010 a Veja publicou uma matéria fantástica sobre este tema. É a ciência trabalhando a favor da Beleza.
Quem hoje em dia não quer ter uma pele lisa e perfeita?
Nossas câmeras fotográficas estão cada dia com imagens mais nítidas, a tecnologia cria TVs com imagens reais e para os telespectadores, é possível perceber muitos detalhes, inclusive as imperfeições da pele. Haja maquiagem para esconder os buraquinhos e as manchinhas.
Mas graças aos avanços de pesquisas científicas como essa do americano Peter Agre que descreveu o funcionamento do principal sistema de nossos tecidos. Na direção do entendimento sobre a importância da água para nossos órgãos que chega a compor percentuais elevados como na figura, na pele chega a 70%.
Agre descreveu o funcionamento desse sistema que irriga o corpo humano. Estes canais são formados por proteínas especiais que atravessam a membrana celular permitindo a entrada e saída de água.
Batizada pelo cientista como aquaporinas foram consideradas indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo e o que se observou, é que com o passar dos anos, este sistema “aquaporinas” vai diminuindo seu desempenho resultando em um corpo com órgãos mais fracos e vulneráveis e uma pele mais seca e enrugada.
Aquaporina 3 é específica da pele, rins, aparelhos respiratório e digestivo.
Com este conhecimento as empresas de cosméticos caminham a passos largos para o grande salto que é produzir produtos revolucionários pela preservação da pele jovem.
Cremes com capacidade de produzir regeneração celular e estimular a produção de novas células principalmente as que são responsáveis pela produção de colágeno e elatina, que todos nós já sabemos, são os elementos que dão a nossa pele, firmeza e elasticidade “juventude”.

Evolução dos cosméticos:
Desde 1917 Helena Rubinstein fabrica e distribui seus produtos em grande escala. Foi a fundadora da Helena Rubinstein, Incorporated e se tornou uma das mulheres mais ricas do mundo. Nesta época e até os 70, nossos cremes eram apenas hidratantes para manter a pele com aparencia natural.
Já nos anos 80, a grande revolução ficou por conta da descoberta dos ácidos derivados da vitamina A (retinol) com ação rejuvenescedora.
Com uma capacidade maior de penetração na pele, era possível atenuar rugas finas.
Hoje, as pesquisas se concentram em substâncias com maior capacidade de absorção pela pele e que possam atingir camadas mais profundas estimulando a produção de colágeno que é a proteína responsável pela juventude da pele.
Daí a grande vantagem dos nanocosméticos, devido as micropartículas terem maior capacidade de penetração as camadas da pele e o interior das células. Segundo a americana Ni’Kita Wilson, vice-presidente da firma de cosméticos Cosmetech Laboratories em entrevista a revista Veja edição 2154 de fevereiro de 2010, “os ingredientes de um cosmético funcionam como um gatilho. Eles atingem certos receptores na epiderme, e isso produz uma reação em cadeia capaz de estimular as células das camadas mais profundas da pele”.
Grandes empresas do ramo de cosméticos no mundo inteiro estão investindo pesado na elaboração de novos produtos revolucionários.
Portanto homens e mulheres se preparem para o que já está entrando no mercado. Em pouco tempo, encontraremos senhores e senhoras com aparência tão jovial quanto aos moços e as moças.

Preparado para o verão?

sol Por Luciene Marques

Você se preocupa com a exposição ao sol?


É bom se preocupar com isso, porque segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), bastam 5 (cinco) queimaduras solares durante a infância para duplicar o risco de desenvolvimento de um CÂNCER de PELE na vida adulta.

Muitas pessoas tem me perguntado sobre filtro solar. Principalmente nossos leitores brasileiros devido nosso clima e a chegada do verão.

Qual o tempo ideal de exposição ao sol?

Então resolvi escrever este artigo com o objetivo de ser esclarecedor.
A verdade é que proteger a pele é muito importante tanto nos países quentes como nos países frios, pois existe um fator que pouco se leva em consideração que é a radiação refletida que também queima e muito.

Não é somente a exposição direta ao Sol que queima.

A radiação refletida também provoca queimaduras sérias.

PROTEJA-SE da reflexão de superfícies como areia, concreto, pisos claros e da radiação dispersa (espalhada) pelos constituintes da atmosfera (vapor d'água, nuvens, poeira, fuligem).

Agora vamos lá e me diga o que você acha?

Qual superfície queima mais: Água Tranqüila ou Água Agitada?

E na Neve, Será que pode nos QUEIMAR?

Veja esta tabela que mostra a superfície e o percentual de radiação Ultra Violeta (UV) refletida.
tabela de percentual de radiação solar das superfícies.


Outro fator que interfere também é a NEBULOSIDADE.
As nuvens interferem filtrando parte da quantidade de radiação UV que chega à superfície.
Dias de sol: apenas 0 a 25% de filtragem
Dias parcialmente nublados: de 25 a 50%
Dias nublados: de 50 a 75%
Dias fechados (totalmente nublados) 75 a 100%

Dados de acordo com: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC-INPE

Outro fator importantíssimo é a HORA DO DIA!

gráfico de horas e incidência de raios UV
Ilustração: Programa SunWise – US Environment Protection Agency (EPA)

Para você entender melhor este gráfico, observe a escala de Índice de UV.
Quanto mais alto o valor, maior é o perigo para exposição ao sol ou radiação refletida. Este índice varia de acordo com os horários.

Na maior parte do Brasil, em dias de verão é comum observarmos valores do Índice de UV em torno de 13 a 14!!!
Considerando grau de perigo na escala:
tabela de radiação UV

Até 2 – Baixo - representa pouco perigo, no entanto, você deve está usando FPS 30 e óculos, principalmente se estiver em locais de alta reflexão da radiação como na neve e areia seca. Veja o quadro acima.

De 3 a 5 – Moderado - Uma leitura Índice UV de 3 a 5 significa risco moderado de danos da exposição ao sol sem proteção. Use FPS 30 e cubra os olhos. Prefira sombras.

De 6 a 7 – significa uma leitura Índice UV de alto risco de danos da exposição ao sol sem proteção. Aplique um FPS 30. Use chapéu de aba larga e óculos escuros para proteger seus olhos.

Índices de 8 a 10 são muito perigosos e provocam danos a pele e aos olhos. Proteja-se generosamente com FPS 30, óculos e chapéu. De preferência, procure a sombra.

Acima de 11 - significa risco extremo de danos da exposição ao sol sem proteção. Tente evitar exposição ao sol durante as horas de meio-dia, dez horas – quatro horas Aplique protetor solar 30 liberalmente a cada 2 horas. Fique na sombra.

No Brasil, atenção com os horários de verão.

O que é FPS?

É uma sigla que significa – Fator de Proteção Solar. Indica o grau de proteção para sua pele contra queimadura solar, proteção contra ao tão conhecido RAIOS ULTRAVIOLETAS – UVA e UVB.

E você já sabe qual é a diferença entre eles?

Ambos os tipos causam danos a sua pele, embora existam importantes diferenças entre eles.

Vale lembrar:

O “A” incluído na nomenclatura UVA significa envelhecimento, e o “B” incluído na nomenclatura UVB significa, queimadura.

Os raios UVA são responsáveis pelo bronzeamento da pele a curto prazo. Não causa vermelhidão da pele, porém eles são responsáveis pelos danos causados a sua pele que se acumulam ao longo dos anos, levando ao fotoenvelhecimento e atuando como coadjuvantes nos processos tumorais e alérgicos.

Estão presentes durante todo o dia e suas ondas são de longo alcance, atingindo as camadas mais profundas da pele.

Os raios UVB causam danos imediatos à pele, como ressecamento, vermelhidão, queimaduras graves com formação de bolhas, descamação e lesões que levam ao câncer.

A intensidade da radiação UVB varia durante o dia, sendo mais forte entre 10 e 16 horas, quando a temperatura é mais elevada (cuidado com os horários de verão no Brasil).
Saiba que uma parte considerável de toda a radiação UV que atinge as camadas superiores da atmosfera é filtrada pela camada de ozônio e o que chega até nós é a quantidade certa, a dose à qual nós, seres humanos, as plantas e os animais estamos adaptados.
Por isso tanta preocupação com a camada de OZÔNIO e seus buracos.
Qualquer alteração na quantidade de radiação UV que chega até a superfície da Terra pode causar danos enormes à saúde, além de desequilibrar os ecossistemas com prejuízos para a fauna e flora.
raios UV e a camada de ozônio
Se você não quer ter um envelhecimento precoce (UVA) e nem pretende promover ações que te possibilitem o surgimento de um CÂNCER de PELE ou até mesmo nos OLHOS (UVB), o jeito é USAR FILTRO SOLAR e respeitar os horários de pico.

tabela de proteção FS

Agora a pergunta que não quer calar:

Caros leitores do Mais Saúde, o melhor filtro solar é aquele que oferece proteção química (orgânica) e física.

Os filtros solares químicos (FS) foram inventados nos Estados Unidos em 1972, mas só chegaram ao Brasil dez anos depois. Os produtos atualmente comercializados no País têm como FS os valores entre 2 (mínimo) e 60 (máximo).

O FS mede a proteção contra os raios solares UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não contra os raios solares UVA.

HOJE, o mercado oferece várias marcas, mas fique atento aos ingredientes:

O melhor filtro solar é aquele que contém uma base hidratante pois ajudará a manter hidratação da pele, além de:

Octil Metoxicinamato/Octil salicilicilato:
Filtros solares que protegem das radiações UVB

Oxibenzona: filtro solar que protege das radiações UVA

Óxido de Zinco: filtro solar físico, que confere uma cor esbranquiçada ao produto, e que protege contra as radiações UVA e UVB.

Que NÃO contenham álcool nem óleo em sua fórmula.

Deve oferecer ação:

Não-Comedogênico – não obstrui os poros. O que provocaria o aparecimento de cravos e espinhas;

Hipoalergênico – Incidência mínima de reações alérgicas.

FPS 30 - E um fator de proteção pelo 30 ou superior.
Nos EUA ficou convencionado o FPS 30 como o de dose máxima, pois acima desse valor pouca ou nenhuma diferença é produzida. Então, com a finalidade de não haver propaganda enganosa o governo tomou esta decisão. No Brasil, são comercializados filtros até 60.

Além disso, você precisa identificar seu tipo de pele:
tipo de pele para radiação solar
  • O importante mesmo é estar sempre com protetor solar.
  • Usar chapéu e óculos escuro de boa qualidade.
  • Beber bastante água e usar roupas leves.
chapéu de praia
Cuidado e prevenção são as palavras de ordem.
Próximos artigos:
Câncer de pele
Como escolher seus óculos de sol (com filtro UVA e UVB)

Envelhecer é Humano… O “como” é que faz a Diferença!

Por Luciene Marques
Você acredita mesmo que temos que envelhecer a partir dos 30 anos de idade com processos de artrose (degeneração da cartilagem articular), osteoporose, dores no corpo, flacidez muscular e da pele, pele enrrugada, corpo deformado (barriga), cansaço e etc?
Não acredite nisso, você pode chegar onde quiser em plena forma física e mental e isso depende apenas de você. De uma decisão sua, de não aceitar o que dizem e procurar o que é bom para você.
Hoje temos estudos avançados que nos dão informações sobre alimentação saudável, preventiva e curativa. Métodos naturais de tratamento, cirurgias plásticas e uma infinidade de recursos ao nosso inteiro dispor para envelhecermos com muita juventude.
O que você precisa é se disponibilizar, se abrir para este leque de oportunidades e obter conhecimento. Procure desde cedo fazer uma alimentação saudável, menos gorduras, frituras, doces, álcool, embutidos, comidas processadas.
Faça atividade física, beba água, sorria, se ame, se perdoe, ganhe dinheiro.

Aprenda a ouvir o seu corpo, dê a ele o essencial para se manter íntegro e saudável, tenha vida longa.
E por falar nisso, você sabe ouvir o seu corpo?
Veja isto:
Os principais sinais do corpo
Drª Gillian Mckeith, nutricionista clínica, conhecida internacionalmente e autora de vários livros incluindo o Best-seller internacional “Você é o que você come”, também famosa pelo programa de televisão que apresenta na GNT, mudou seus hábitos alimentares e mudou sua vida. Hoje tenta passar isso para as pessoas e acaba salvando muitas vidas.
Neste livro que é fantástico para uma boa educação alimentar e obtenção de saúde, ela fala sobre a importância de se escutar o nosso corpo. Existe alguns sinais físicos mais comuns que devemos saber interpretar.
Veja aqui se você se preocupa em escutar seu corpo:
1- Você já parou para observar a sua língua (cor, espessura, rachadura, edema, marca de dentes nas laterais, se dolorosa ou com ardência, ponta avermelhada)?.
2- E sua cabeça? Você além dos cabelos se preocupa com o couro cabeludo?
3- Presta atenção no seu rosto observando se está com veias ou capilares superficiais?
4- E suas orelhas, você já se preocupou com elas?
5- Como andam suas mãos? As unhas são muito importantes, presença de rachadura, quebradiças, manchas brancas. Você as observa?
6- E seus dedos? Estão inchados ou com bolinhas nas pontas?
7- Mãos vermelhas ou pele escamosa?
8- Seus olhos. Estão com palidez na parte interna da pálpebra inferior, olheiras?
9- E sua boca? Você costuma ter rachaduras nos cantos da boca?
10- Seu lábio inferior é carnudo?
11- Você já prestou atenção se seus ombros são doloridos? Ou se tem pequenos caroços parecido com espinhas no braço?
12- Manchas vermelhas na parte anterior da coxa, dor nos joelhos, nas pernas, câimbras, varizes, rachadura nos pés? Você se preocupa com isso?
13- E a barriga? Mole, com gases, dolorosa?
14- Ah! E as fezes, você costuma observar as suas ou acha que isso só vale para bebes?
15- E coceira no ânus? Urina, acne e espinhas, bocejos e suspiros? Você acha coisa demais para observar ou tem este hábito?
Pois é, nosso corpo tenta desesperadamente falar conosco e na maioria das vezes, nós não ligamos para seus sinais. As vezes por desprezar mesmo e não dar a menor importância, e outras vezes, por achar que é assim mesmo.
Pois caro(a) leitor(a), vou lhe informar que tudo isso tem um importante grau de ligação com a nossa saúde. Incrivelmente a língua é uma vitrine dos órgãos onde a pontinha da língua se correlaciona com o coração, um pouquinho mais atrás corresponde aos pulmões. O lado direito mostra a vesícula e o esquerdo o fígado. O meio nos dá um panorama do estômago e do baço. Atrás temos rins, intestinos, bexiga e útero. Você sabia disso tudo?
A língua deve ser lisa, flexível e ligeiramente úmida. De cor vermelho suave com uma película branca. Qualquer alteração de cor, espessura, rachadura, feridas… enfim, representa algum tipo de problema e possivelmente pode-se identificar o órgão correspondente. Vale a pena observar.
Assim como as caspas nos revelam excesso de fungos e/ou deficiências de vitamina B6, selênio ou AGEs (Ácidos Graxos Essenciais), ou a face com veias ou artérias superficiais ou elevados é um sinal de insuficiência de enzimas digestivas ou pouco ácido estomacal.
Deficiências nutricional ou de enzimas, levam a alterações que nem sempre estamos atentos, como por exemplo as rachaduras nas orelhas que passam sem a nossa atenção e significam deficiência de zinco.
As fezes são um importante indicador de como está nossa alimentação, digestão, umidade interna do nosso organismo, problemas com o fígado, dificuldade de digerir determinados alimentos, vermes, alergias alimentares, problemas com o cólon.
http://maissaude.org/2009/06/17/saiba-como-limpar-o-seu-intestino-sem-sofrimento/
A urina também revela nossa função renal e como está a nossa alimentação. O consumo elevado de alimentos errados como açúcares, produtos animais e refinados tornam nosso organismo ácido pelo aumento de cloro e toxinas abrindo as portas para as infecções bacterianas.
Sabia que o consumo excessivo de refrigerantes pode enfraquecer a energia dos rins devido aos excessos de açúcares e aditivos?
Se você reparou algo diferente em seu corpo, procure ajuda profissional, mude seus hábitos alimentares, tome suplementos naturais, cuide do seu corpo e se torne uma pessoa linda, com brilho de dentro para fora.
Acredite doença NÃO é NORMAL e MUITO MENOS é da IDADE !!!

Como Emagrecer 7Kg em um Mês

No mês de agosto, saiu uma interessante matéria na revista Viva Mais sobre produtos naturais que ajudam no emagrecimento. O título da matéria é "A Nova Capsula Natural que Queima 7Kg por Mês" Separei a matéria para vocês.
Esta é a revista:
Viva Mais - Emagrecer
Esta revista pode ser encontrada em qualquer banca de jornal.
Eis a matéria:
Materia emagrecimento Viva Mais
Materia Emagrecimento Viva Mais
Segundo a matéria, o produto "Fields of Greens", da norte-americana Forever Living é o que apresenta o melhor custo benefício, pois é barato, o que mais traz resultados e sem efeitos colaterais ou contra-indicações.
Eu particularmente conheço o Fields of Greens e realmente é um produto espetacular. Recomendo para quem precisa iniciar o processo de emagrecimento.
Interessado? Você pode adquirir o seu produto no Popular Shop – http://www.popularshop.com.br/fl/fields/
Notei que o Fields of Greens está em promoção no Popular Shop. Aproveite a oportunidade!

VII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional

EVENTO DISCUTE o compromisso da nutrição funcional RELACIONADA À sustentabilidade e meio ambiente
Entre os dias 15,16 e 17 de Setembro de 2011, a VP Consultoria Nutricional realizará no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP) o VII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e o VI Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional.
Logo Congresso Nutrição
Fatores como desnutrição e aumento da incidência de doenças metabólicas estão cada vez mais associados à resposta do ambiente frente à devastação que o homem causou e tem causado ao nosso planeta. “Acreditamos que o principal compromisso da Nutrição Funcional é conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância do equilíbrio da nossa saúde em sinergia com a saúde ambiental.” explica a Dra. Valéria Paschoal – diretora da VP e presidente do Congresso, sobre o tema escolhido para este ano.
Este ambiente funciona como antecedente para gatilhos ambientais e endógenos que favorecem a expressão de genes que estimulam mediadores bioquímicos, levando ao desequilíbrio do nosso funcionamento celular, promovendo o aumento no índice de defeitos congênitos, problemas de reprodução como infertilidade, endometriose, câncer, asma e outras doenças respiratórias, alergias, doenças auto-imunes, doenças neurológicas e doenças metabólicas como obesidade e diabetes. Nosso compromisso com o planeta não é somente profissional, mas como cidadão de um mundo que precisa de atenção, que está em alerta pelo excesso de produção de lixo e gases poluentes, pela falta de água limpa, pelo uso indiscriminado de medicamentos e agrotóxicos em alimentos de origem animal e vegetal.
O tema principal do congresso vem para reforçar a ideia de que, ficar esperando por medidas governamentais e pela atitude do outro não é suficiente – temos que assumir nosso papel perante o planeta e saber que pequenas ações diárias farão a grande diferença.” conclui Valéria.
O evento contará com importantes nomes da nutrição, especialistas em nutrição funcional e medicina do esporte, tanto nacionais, quanto internacionais.
Detalhes do Evento:
VII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e VI Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional
Período: de 15,16 e 17 de Setembro de 2011
Local: Centro de Convenções Frei Caneca SP (Shopping Frei Caneca)
Endereço: Rua. Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo/SP
Inscrições e Informações www.vponline.com.br/congresso
Telefone: (11) 3582-5600 / 3582-5601 / 3582-5602
Realização VP Consultoria Nutricional

Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra Mim?

Páscoa
A Páscoa é a época do ano em que o consumo de chocolates atinge seu ápice. É fato que o chocolate tem seus benefícios, por conter um teor considerável de polifenóis, principalmente os flavonóides, que são substâncias antioxidantes, e por conter substâncias precursoras da serotonina, causando uma agradável sensação de bem estar.
A questão principal é que, agregados a esses benefícios, temos açúcares e gorduras, não tão desejáveis assim. Um estudo publicado em 2008 no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que o cacau, principal matéria-prima do chocolate, possui efeitos benéficos para a função cardíaca de pessoas saudáveis com sobrepeso, aumentando a vasodilatação e melhorando a pressão arterial. Essa resposta positiva foi verificada nos indivíduos que consumiram chocolate sem açúcar.
Ainda há muito o que ser descoberto sobre as consequências do cacau em nosso organismo, mas o fato de haver benefícios, nos permite um consumo moderado de chocolate, com menos culpa.
Para você , chocólatra de plantão, mas que vive na guerra contra a balança, veja as dicas a seguir:
1. Não ultrapassar o limite diário de até 30 g/ dia, em função dos altos teores de açúcar e gordura.
2. Dar preferência ao chocolate amargo (por conter menos açúcar) e com maiores concentrações de cacau;
3. Cuidado! consumir chocolate diet pode ser uma armadilha. Esses produtos são específicos para indivíduos que precisam fazer restrição no consumo de carboidratos (açúcares). Para manter a consistência, a quantidade de gorduras adicionada à receita é maior, fazendo com que, em alguns casos, esses chocolates sejam até mais calóricos do que os tradicionais.
4. A alternativa é optar pelos chocolates light que apresentam menor teor de gordura em sua composição.
5. No caso de indivíduos que costumam ter enxaquecas, recomenda-se evitar o consumo, pelo seu potencial efeito vasodilatador.
6. Se chocolate faz bem à alma e ao coração, este ano não está fazendo muito bem aos nossos bolsos. Que tal você mesmo confeccioná-lo? Parece complicado, mas ao contrário do que se pensa é bastante simples. Alguns estabelecimentos fornecedores de matérias-primas oferecem cursos; algumas redes de supermercados também. Aproveite que ainda temos umas semanas e quem sabe você não descobre uma nova profissão?!
E viva o chocolate, mas com moderação!
Referência(s)
Fardini Z, Njike VY, Dutta S, Ali A, Katz DL. Acute dark chocolate and cocoa ingestion and endothelial function: a randomized controlled crossover trial. Am J Clin Nutr. 2008;88(1):58-63.

Panela Velha faz Comida Boa. Será?

Panela Velha
Hoje em dia, a tecnologia nos permite escolher até o material mais adequado dos utensílios de cozinha que pretendemos ter em nossas casas. Alumínio, ferro, vidro, ágata, barro, aço inox, revestido ou não com película antiaderente, com pinturas coloridas, enfim, com essa infinidade de opções, você sabe qual panela escolher para preparar as refeições de sua família?
Cada tipo de material tem uma capacidade de conduzir e reter calor, de liberar substâncias que podem ser desejáveis ou não, realçam o sabor dor alimentos e também tem diferentes níveis de resistência, tornando-as mais ou menos duráveis. Além disso, o tipo de preparação é fundamental na escolha do material. Para o preparo de frituras, por exemplo, alguns materiais como a pedra sabão e o inox não são recomendados.

Agora que você já sabe sobre essa diversidade do universo gastronômico, que tal escolher agora as suas panelas?
Frituras: sabemos que frituras por imersão devem ser evitadas, pois causam malefícios à nossa saúde, porém é possível o consumo de preparações desse tipo, se a frequência for pequena. As panelas de vidro e as antiaderentes são as mais recomendadas.
Frutos do mar e peixes: a melhor escolha é a panela de barro. Por ser porosa, ela absorve o aroma dos alimentos durante o cozimento. A de vidro é boa para sopas e molhos, pois não conduz o calor de maneira uniforme e pode queimar o alimento rapidamente; recomendada para frituras por imersão.
Legumes e grandes cozidos: a panela de cerâmica é recomendada para esse tipo de preparação, além de deixar a sua cozinha linda. Atenção à qualidade, pois seu revestimento pode liberar óxido de chumbo e cádmio, que são tóxicos à nossa saúde. Compre materiais de qualidade garantida.
Carnes: panelas de inox e esmaltadas são recomendadas por distribuírem bem o calor e acelerarem o cozimento.
Caldos, molhos, ensopados de cozimento lento: barro e pedra sabão são recomendadas para essas preparações em ocasiões especiais. Os alimentos ficam com seu sabor realçado e, no caso da panela de pedra sabão, ela pode liberar minerais como cálcio, ferro e magnésio que são benéficos à saúde. Esses materiais conservam o calor por mais tempo.
Feijões, arroz e carnes grelhadas: a panela de ferro é recomendada, em especial, para essas preparações básicas. Pode ser benéfica à saúde por fornecer ferro aos alimentos, ainda que em pequena quantidade.
Preparações doces e/ou ácidas: evitar a panela de alumínio. O doce e o ácido reagem com o alumínio, liberando-o mais facilmente durante o cozimento. Não é desejável a absorção desse metal em grandes quantidades, pelo nosso organismo, por ser tóxico.
Preparações muito salgadas: evitar a panela de inox, que não reage bem ao contato com o sal.
Se você não quer ter muito trabalho em ficar adquirindo vários tipos diferentes de panelas, para sua cozinha, escolha então a panela de vidro, que é a mais recomendada para todos os tipos de preparação, por ser atóxica e de fácil higienização, ou então a panela de inox.
Se a grana estiver curta, opte então pela panela de alumínio, que pode ser usada em todos os casos, com exceção do preparo de doces e geleias. O cuidado principal é não deixar o alimento em contato prolongado com o material, ou seja, assim que a preparação estiver pronta, retirar da panela e acondicionar em outro recipiente, de material atóxico.
As panelas de barro, pedra sabão e ferro demandam mais atenção durante a higienização e armazenagem. A de ferro, deve ser guardada bem seca, para evitar a formação de ferrugem; para isso, unte-a com óleo vegetal e depois aqueça por alguns minutos. As panelas de pedra sabão e de barro são porosas, então é necessário um cuidado maior durante a limpeza. Além disso, a panela de pedra sabão precisa de um preparo, antes do primeiro uso. Unte-a com óleo vegetal, encha a panela com água e leve-a ao fogo por duas horas.
O cuidado com a nossa alimentação não se restringe apenas às escolhas corretas das matérias-primas, mas também a todas as etapas envolvidas no processo da alimentação, incluindo aí o descarte do lixo, mas isso é papo para outro artigo!

Carnaval passou e a Gripe ficou? Resolva em 5 passos!

GripeO carnaval se foi, mas ficaram as lembranças. Para alguns, além de todas as toxinas provenientes dos excessos alimentares, do desgaste físico extremo, das mudanças bruscas de temperatura e da chuva contínua, o feriadão deu em muitos foliões um susto na saúde.
Não somente nesta época do ano, mas o próprio estilo de vida de quem mora em grandes centros urbanos é propício ao surgimento de alergias e processos inflamatórios das vias respiratórias, por causa da poluição, do estresse, da falta de tempo para realizar refeições adequadas e para praticar atividade física. A imunidade baixa nos deixa frágil e contribui para o surgimento dessas doenças. Por isso, selecionamos alguns passos simples que podem ajudar você a passar por esse período com mais conforto e menos sintomas:
1- Prevenir é melhor do que Remediar:
A sabedoria popular sabe o que diz; de fato, prevenir é a dica número 1.É fato que prevenir a gripe não é tão difícil; demanda mudanças de comportamento no dia-a-dia, sendo esses procedimentos os mesmos que previnem várias outras doenças contagiosas. Um hábito muito saudável e eficaz é lavar as mãos frequentemente, porque estamos constantemente levando as mãos aos olhos, nariz e boca, que são as principais vias de entrada do nosso corpo. Evitar compartilhar itens de uso pessoal, como copos, toalhas, etc, também diminui o risco de contágio.
2- Vitamina C e Cama:
Nossos avós sempre tem uma receitinha caseira para nos livrar da gripe. Quanto aos alimentos, não há estudos que comprovem a eficácia de determinados alimentos ou nutrientes na prevenção da gripe, como por exemplo a vitamina C, mas sabe-se que o consumo adequado deste nutriente pode reduzir a duração dos sintomas. Além disso, repouso é fundamental, para as energias sejam gastas com sua pronta recuperação.
3- Beba Água:
O consumo de líquidos, principalmente água, é fundamental para o nosso dia-a-dia e mais ainda para nos livrarmos da gripe. A importância está na manutenção da temperatura do corporal, além de manter as mucosas (pele que reveste as partes internas do corpo) úmidas. Ajuda também a fluidificar o muco, facilitando sua eliminação sem ser necessário acessos de tosse forte.
4- Alimente-se:
A perda de apetite acontece naturalmente durante a gripe ou mesmo quando outra doença respiratória está instalada, porque ocorre a redução da percepção dos aromas, principalmente quando o nariz fica congestionado. Mesmo que seja difícil, faça um esforço e invista firme em frutas e vegetais. Seus nutrientes, inclusive a vitamina A, E, o selênio e o zinco, que são antioxidantes e tem a capacidade de melhorar nosso sistema imunológico. Frutas cítricas e vegetais amarelos e alaranjados são os mais indicados.
5- Consulte um Médico:
Nada de automedicação. Se houver necessidade, procure o médico e ele, somente ele saberá o que receitar para tratar seus sintomas.
You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video
O vídeo é escrito e animado por Francois Chew e dublado pela TV SAÚDE



Radicais Livres: Saiba Como Combatê-los

Radicais livres são moléculas que apresentam como característica causar lesões aos componentes celulares, o que é considerado indesejável, já que tais danos estão relacionados ao surgimento de várias doenças, entre elas o envelhecimento, câncer, inflamações crônicas, doenças cardíacas e do sistema imune, entre outras.
Podem estar presentes naturalmente nos alimentos ou podem ser acrescidos, no caso de alimentos industrializados. Nós também geramos tais substâncias durante as reações metabólicas que naturalmente ocorrem em nosso organismo, como por exemplo, na produção de energia. Além disso, o fumo, álcool, medicamentos, bem como a poluição são fontes desses radicais.
Radicais Livres
Como Combater
O combate a essas substâncias que causam mal ao nosso organismo, implica em um estilo de vida saudável. Isso inclui a prática de atividade física, a ingestão de gêneros alimentícios saudáveis, como frutas e vegetais, evitar bebidas alcoólicas e o cigarro. Basicamente, essa é a receita para envelhecer com mais saúde e qualidade de vida.
O que podemos fazer para minimizar os efeitos dos radicais livres é consumir alimentos que sejam fontes de antioxidantes. Estes são substâncias capazes de neutralizar a ação dos radicais livres, podendo também reparar as lesões causadas por esses radicais. Alguns antioxidantes como as vitaminas A, C, E, flavonóides, carotenóides, clorofilina, catequinas, licopeno, minerais como o zinco, selênio, entre outros, podem ser encontrados em abundância nos vegetais em geral (legumes e hortaliças), nas frutas e grãos. O indivíduo que evita alimentos industrializados, frituras e preparações gordurosas ou com muito açúcar e ao mesmo tempo consome alimentos in natura, em todas as refeições e diariamente, pode considerar-se protegido pelos antioxidantes.
Uma forma interessante de consumir folhas em maior quantidade e aproveitar seus nutrientes, é o suco verde. Nesta preparação, os ingredientes principais são: maçã, folhas comestíveis e grãos/sementes germinadas. Se você não está familiarizado com o processo de germinação de grãos, faça o suco apenas com as folhas e as duas maçãs. Este suco possui propriedades desintoxicantes e, quando adicionado de grãos germinados, é bastante energético. A seguir, a receita:
Suco de Clorofila – Projeto Terrapia
Ingredientes e Preparo:
2 maçãs processadas no liquidificador.
Extraia o sumo passando num coador de pano ou voal. Não coloque água, basta prensar a maçã com um pepino ou uma cenoura inteira para pressionar.
Devolva o sumo ao liquidificador e acrescente aos poucos as folhas verdes comestíveis como: grama de trigo — folha de abóbora — folha de batata-doce — couve —chicória – acelga — alface — agrião — hortelã — capim-limão ou outra que desejar.
Lembrar que o objetivo é extrair o sumo verde, portanto você pode usar qualquer folha verde comestível que tiver em casa ou ainda as folhas não cultivadas comestíveis. Acrescentar uma xícara de semente germinada. Coe novamente num coador de pano para retirar as fibras, pois desse modo a clorofila pode ser melhor absorvida.
Observações:
* 1. Não substitua a maçã por outra fruta, pois elas interferem na absorção da clorofila. Se quiser, pode acrescentar legumes;
* 2. As sementes germinadas de casca dura (muita celulose) podem ser usadas nos sucos, pois serão coadas ao final. Por exemplo: girassol com casca, arroz c/ casca, aveia c/ casca, painço, alpiste etc…
Referências Bibliográficas:
BIANCHI, Maria de Lourdes Pires; ANTUNES, Lusânia Maria Greggi. Radicais Livres e os Principais Antioxidantes da Dieta. Revista Nutrição Campinas. n. 12, vol. 2, p. 123-130, maio/agosto, 1999.
SERRA, Silvia Regina; CAMPOS, Rosângela Galindo. Efeito Protetor do Licopeno. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, n, 21, vol. 4, p. 326-332. 2006.
TORRINHAS, Raques Susana. Antioxidantes e Envelhecimento: Essenciais ou dispensáveis?. [S.l.]: Nutritotal, 2007. Disponível em <http://www.nutritotal.com.br/newsletter/?acao=bu&id=276>. Acesso em: 06 mar, 2011. 21:20:30.
Projeto Terrapia – Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente. ENSP- FIOCRUZ. Disponível em: <http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=suco-de-clorofila>. Acesso em: 06 mar, 2011. 21:27:19.
Danielle Pessoa
Nutricionista
CRN 01100219

Evite o Envelhecimento Precoce e outros Problemas de Pele

Proteção Solar
Este artigo tem o propósito de ser direto e informativo. Começarei ilustrando os problemas mais comuns a que estamos expostos graças aos raios UVA (entre 320 e 400 nanometros) e UVB (radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 290 e 320 nanometros), cada vez mais intensos devido a redução de proteção da camada de ozônio e do aumento do efeito estufa. Em seguida concentrarei em dicas para evitar todos esses problemas e ter uma vida saudável.
A luz solar contém 2 tipos de radiação ultra-violeta, conhecidas como UVA e UVB. Ambos os tipos causam danos na sua pele, embora existam importantes diferenças entre eles. Para lembrar: o “A” incluído na nomenclatura UVA significa envelhecimento, e o “B” incluído na nomenclatura UVB significa, queimadura.
Consequências da Falta de Proteção à Pele
O sol provoca boa disposição nas pessoas, mas a exposição prolongada pode causar desidratação, queimaduras e envelhecimento precoce da pele. Muitos ainda acreditam que vivem nos anos 60, onde podiam sair às ruas sem se preocuparem com os nocivos raios vindos do Sol. Essas pessoas precisam rever seus conceitos com urgência, pois a cada dia que passa, os raios ficam mais perigosos para a saúde da nossa pele.
Os raios UVA penetram profundamente na pele o que conduz à desidratação das células da pele, ao aparecimento de rugas e ao surgimento precoce da pele caída (resultante da perda da elasticidade cutânea) e a marcas (conhecidas como as “manchas do fígado”).
Os raios UVB, produzem na superfície da pele danos variando desde vermelhidão a bolhas devido à exposição excessiva, sem proteção.
E por que é tão perigoso? Bom, a vontade de todos é jamais contrair câncer, envelhecer de forma saudável e manter uma pele sempre bonita, não é? Pois, esses raios nocivos, que são os UVA e UVB podem levar a pessoa ao câncer de pele, ao envelhecimento precoce e a outras lesões na pele que NINGUÉM gostaria de ter. Esses raios, quando diretamente expostos na pele, enfraquece as células, desitrata-as e, quando não, as mata. Você não vai pegar câncer de pele ou envelhecer 50 anos apenas se expondo diretamente ao Sol em um ou dois dias. Isso é em exposições de longa duração.
Mas, sem percebermos, todo o dia a gente se expõe um pouco. Não importa se estamos num calor infernal de verão ou num frio de rachar no inverno. O planeta é o mesmo, assim como os raios. As pessoas só lembram de usar um protetor solar quando vai á praia, mas deveriam usar TODOS OS DIAS. Principalmente aqueles de pele clara.
Gostaria de deixar claro que os raios UVA e UVB são importantes para a nossa vida, mas em menor intensidade. Como a proteção natural está sendo destruída pelo homem, nos resta recorrer a bons protetores solares no mercado.
Sobre o Protetor Solar
Veja o nosso artigo sobre os melhores protetores solares do mercado!
O protetor solar (também conhecido como filtro solar) é uma loção, spray ou produto tópico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, ultimamente ligado a um menor risco de câncer de pele.
Os melhores filtros solares protegem tanto para UVB, que pode causar queimaduras solares, e UVA, que causa efeitos danosos à pele a longo prazo, como envelhecimento precoce da pele.
Vitamina D
Uma redução significante à exposição solar inibe a produção de Vitamina D. Entretanto, a exposição ao sol excessiva tem sido conclusivamente relacionada a algumas formas de câncer de pele e sinais de envelhecimento precoce. O ideal é que o protetor solar que você escolher tenha em sua composição a Vitamina D, para suprir esta deficiência.
Informações Úteis sobre o Sol e o Bronzeamento
• Tome especial atenção para evitar as queimaduras solares, especialmente em crianças.
• Limite a exposição solar sem protecção especialmente durante as horas de mais calor, exatamente entre as 10h e as 14h.
• Procure a sombra sempre que possível, mas lembre-se que a mesmo à sombra está sujeito a radiações solares que causam danos na pele.
• As queimaduras solares, podem ocorrer mesmo quando está na água. Pode igualmente sofrer danos na pele quando está na neve ou na areia pois estas reflectem com muita intensidade as radiações Ultra Violetas.
• Deve proteger o rosto usando um chapéu de abas longas ou boné de forma a reduzir a exposição direta do sol na cabeça, rosto e pescoço.

• Deve proteger a pele exposta usando roupa protetora, como por exemplo camisas de manga.
• Óculos de sol devem ser utilizados e apropriados para evitar os raios de sol nos olhos direta e perifericamente.
• Aplicar na pele descoberta, protector solar com Fator de Proteção Solar (mínimo 15). Aplique abundantemente e reaplique frequentemente.
• Alguns medicamentos prescritos e cosméticos podem torná-lo mais sensível ao sol. Leia os folhetos dos medicamentos e tenha em conta precauções a ter com o sol.
Nós indicamos o protetor solar Aloe Sunscreen (veja pesquisa sobre os melhores protetores solares do mercado), pois é o único no mercado brasileiro a prrencher todas as lacunas de proteção com excelência e ainda tem um preço bastante acessível.

Tome os devidos cuidados e não deixe de aproveitar o final de semana na praia com a sua família e amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário